As redes sociais vieram para alterar o paradigma da comunicação digital.

A primeira rede de grande impacto foi o Facebook, desde a sua criação em 2004, seguida do grande boom do Instagram que se sente desde cerca de 2015.

Já conhece as vantagens que uma Gestão Profissional de Redes Sociais pode trazer para o seu Website?

  1. Otimização de Motores de Busca (SEO): com uma comunicação frequente nas redes sociais gera mais tráfego para o website, o que se pode traduzir numa confiança maior pela parte do Google, desenvolvendo organicamente a sua posição nos resultados de pesquisa.
  2. Comunicação Direta com a audiência: a maior vantagem das redes sociais é sem dúvida o diálogo que nos permite travar com a nossa audiência, não sendo necessário intermediários.
  3. Branding: tendo a marca uma presença única nas redes sociais, onde consegue controlar a 100% a linha de comunicação da mesma, é a oportunidade ideal para criar a “personalidade” da marca. A forma como interage com o público, pode humanizar a marca e conduzir a uma compra.
  4. Mobile: A maioria dos utilizadores acede às redes através do seu smartphone, sendo a comunicação feita de forma eficaz, este fenómeno resultará num aumento de acessos ao seu website através do mobile. Garantindo que tem o seu website responsivo, a probabilidade de haver uma conversão aumenta exponencialmente.

 

A Web 3.0 trouxe novos desafios, vantagens e benefícios para as empresas e fornecedores de produtos.

Trouxe também ferramentas que são importantes para:

  • Canalizar o tráfego;
  • Aumentar a notoriedade da marca;
  • Fidelização de Clientes;
  • Aumento de Vendas;
  • Transmissão de uma imagem positiva;
  • Aumento do tráfego online;
  • Publicidade com custos reduzidos;

Para garantir o ROI – Retorno do Investimento, é importante proceder à definição de objectivos mensuráveis no tempo, de forma a ser possível medir os resultados das campanhas.

Ferramentas como o Google Analytics, são óptimas para gerir as nossas metas de conversão (objectivos previamente definidos), obter conversões assistidas (saber em que meios o utilizador andou até chegar à conversão) e url’s parametrizados (criamos URL’s personalizados para cada campanha, de forma a conseguimos fazer depois uma análise em separado de campanhas e meios de divulgação), bem como a origem das visitas, quantidade de audiência e quantidade de geração de leads e conversões.

Para uma organização mais prática e eficaz das campanhas de marketing digital é necessário seguir alguns passos:

  • Planeamento Estratégico: delinear que ações irão ser efectuadas de acordo com os nossos objectivos;
  • Atividades Operacionais: realização das atividades anteriormente definidas;
  • Mensuração: medição dos resultados da campanha implementada;
  • Análise: análise desses mesmos resultados, de forma a compreender se os objectivos a que nos propusemos foram efetivamente atingidos;
  • Reciclagem: com os resultados que obtivemos desta campanha, conseguimos obter informação suficiente para renovar a nossa estratégia e otimizar as campanhas, de forma a obter um crescimento sustentável e um melhor retorno de investimento.

A Segmentação de Público é outra das grandes vantagens das Redes Sociais e da análise analítica das mesmas: permite-nos conhecer o comportamento da nossa audiência e criar campanhas personalizadas a cada segmento do nosso público-alvo.

Uma presença de qualidade nas Redes Sociais é estar onde o público está, construir uma autoridade e facilitar a interação com o público-alvo, segmentando as mensagens de acordo com os seus interesses.

Um fenómeno crescente que é importante ter em consideração aquando nos encontramos a definir objectivos e estratégias é que com a E

evolução os Receptores de Informação passam a Formadores de Opinião.

Por isso muitas vezes a mensagem que tentamos passar tem de ser pensada ao pormenor, pois quem antigamente era apenas receptor da informação, tem hoje a sua própria rede de influência e plataformas através das quais conseguem fazer passar a sua própria mensagem e opinião.

Nas Redes Sociais a comunicação é feita por duas vias, tendo o público-alvo forma de expor diretamente a sua opinião.

Ao nível de campanhas promocionais e patrocinadas o nível de crescimento tem sido bastante mais elevado em comparação aos meios tradicionais como a televisão, imprensa escrita e rádio.

A aposta nas Redes Sociais é sem dúvida uma aposta ganha que pode trazer muitas vantagens e oportunidades de crescimento ao seu negócio.

Se pretender obter mais informações sobre este e outros serviços da Inside envie-nos um e-mail para geral@insidevanity.pt.