Já todos devem estar familiarizados com as informações de empresas que surgem no lado direito da nossa página de pesquisas.

Mas como é que surgem estes resultados e que vantagens têm para a minha empresa?

Este tipo de resultados de pesquisa estão relacionados com a página de Google My Business e permitem-nos trabalhar de forma mais eficiente o nosso SEO Local.

Mas vamos por partes: o que é o Google My Business?

O Google My Business, como várias ferramentas gratuitas que a Google nos disponibiliza, concentra-se em expor mais facilmente as informações da empresa ou negócio aos possíveis interessados, dependendo das suas pesquisas e localização.

É um diretório de empresas e negócios online, que nos permite termos todas as informações pertinentes da empresa online gratuitamente.

Ao pesquisarmos, por exemplo, por restaurantes o Google utiliza a nossa localização e dá-nos em primeiro lugar os restaurantes mais próximos, de forma a tornar os resultados o mais úteis possível.

Hoje em dia o Google domina 90% das pesquisas, pelo que é importante garantirmos que a nossa empresa é Google friendly e surge nas pesquisas das keywords certas, daí a importância do SEO que o Google My Business nos permite impulsionar.

E agora as vantagens:

  1. Presença da empresa em resultados na Página de Pesquisa e no Google Maps;

É uma forma de surgir em posições mais vantajosas nas pesquisas sem fazer um investimento monetário.

  1. Ao fazerem uma pesquisa local de serviços os resultados aparecem diretamente no Google Maps;

Facilita o acesso dos utilizadores às informações de contacto da empresa, tornando o contacto mais fácil.

  1. Impulsiona o SEO local da empresa;

O SEO consegue ser um pouco difícil de trabalhar para quem tem poucos conhecimentos da área, mas a ficha de empresa no Google My Business é uma forma simples de aumentar a pontuação da sua otimização para motores de busca.

  1. Permite aos utilizadores que comentem e avaliem a empresa ou serviço;

O maior motivo pelo qual os utilizadores pesquisam uma empresa ou serviço é para confirmar a sua confiança e fiabilidade, logo uma uma página onde os utilizadores podem dar feedback sobre a empresa é uma mais valia.

  1. É uma plataforma online gratuita;

Se a sua empresa ainda não tem um site, esta é uma forma de contornar essa situação, conseguindo colocar as informações básicas da sua empresa online.

  1. Ao manter a página do Google My Business atualizada ajuda a ganhar relevância nos resultados;

Se damos as nossas informações diretamente ao Google, a indexação dessas mesmas informações acaba por ser mais rápida uma fez que é feita na própria plataforma.

  1. Dá-nos dados estatísticos sobre as Visualizações de Pesquisa e do Maps.

Já sabemos que tudo o que podemos analisar podemos melhorar, portanto o nosso amigo Google mostra-nos as estatísticas das nossas visualizações tanto na rede de pesquisa como no Google maps, para conseguirmos melhorar e aumentar estes valores.

Já preencheu a sua ficha de empresa no Google My Business?