“Marketing de Conteúdo significa criar e partilhar conteúdo com valor para atrair e converter potenciais clientes em clientes, e cliente em clientes frequentes. O tipo de conteúdo que é partilhado é relacionado com o que se está a tentar vender, por outras palavras estamos a educar as pessoas para que nos conheçam, gostem e confiem em nós o suficiente para fazerem negócios connosco.”

O Marketing de conteúdo começa cada vez que produzimos qualquer tipo de conteúdo, mas que tipo de conteúdo devemos produzir?

Contrariamente ao expectável, o conteúdo que criamos não deve ser comercial, nem com o objectivo de converter em vendas… Devemos criar um conteúdo que responda às dúvidas e dificuldades dos nossos potenciais clientes, de forma a criar uma relação de confiança e mostrar conhecimento na área.

“Marketing de conteúdo é o melhor exemplo de Good Karma que pode existir. Um bom conteúdo, que ajude o seu público, atrairá um retorno incrível sem que você precise publicitar alguma coisa.” (Paulo Faustino)

 É fundamental definir um objetivo para a estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo: Aumentar a notoriedade da sua marca.

Esteja a aplicar esta estratégia como uma estratégia de branding pessoal ou empresarial, através da produção de conteúdos relevantes, aumentará exponencialmente a notoriedade da sua marca.

Este tipo de conteúdo relevante, além de gerar comentários e interesse junto do seu público-alvo, cria um maior nível de interação com seus seguidores. O que resulta num aumento progressivo de notoriedade dentro desse mercado e um maior interesse pelo seu trabalho.

A forma como os potenciais clientes interagem com os nossos conteúdos acrescenta valor à marca, e é fundamental para criar uma ligação mais forte com potenciais compradores; criar uma base de seguidores fiéis; a longo prazo gera mais negócios e vendas; gerar tráfego orgânico para o site e aumentar a visibilidade do negócio.

 

Marketing de Conteúdo Vs Copywriting

 

No Marketing de Conteúdo utilizamos blogues, podcasts, vídeo e redes sociais como meio para passar a nossa mensagem.

Os Copywriters utilizam títulos chamativos, landing pages e e-mails direcionados para conversão.

São duas coisas realmente diferentes, certo?

Em qualquer estratégia eficaz de marketing, as duas são utilizadas em conjunto e complementam-se.

A criação de um conteúdo de qualidade, não garante a 100% um retorno eficaz, existem blogues com conteúdo de grande qualidade, mas com poucos leitores o que revela que as técnicas de copywriting podem estar a ser mal aplicadas.

Boas técnicas de copywriting levam o leitor a fazer uma ação específica compra, download de conteúdo ou até inscrever-se numa lista de e–mail. Enquanto que no marketing de conteúdo são criados e partilhados conteúdos valiosos que atraem e convertem prospetos em clientes.

Em Resumo…

O Marketing de Conteúdo é a ferramenta ideal para acrescentar valor à sua empresa, através da criação de conteúdos que vão de encontro aos interesses dos seus potenciais clientes.

É também uma forma reforçar o trabalho de SEO e garantir que o seu site consegue uma melhor posição nos resultados do Google, mas não vale a pena “escrever para os motores de busca”, o alvo principal devem sempre ser as pessoas.