Google My Business: Vantagens
Já todos devem estar familiarizados com as informações de empresas que surgem no lado direito da nossa página de pesquisas.
Mas como é que surgem estes resultados e que vantagens têm para a minha empresa?
Este tipo de resultados de pesquisa estão relacionados com a página de Google My Business e permitem-nos trabalhar de forma mais eficiente o nosso SEO Local.
Mas vamos por partes: o que é o Google My Business?
O Google My Business, como várias ferramentas gratuitas que a Google nos disponibiliza, concentra-se em expor mais facilmente as informações da empresa ou negócio aos possíveis interessados, dependendo das suas pesquisas e localização.
É um diretório de empresas e negócios online, que nos permite termos todas as informações pertinentes da empresa online gratuitamente.
Ao pesquisarmos, por exemplo, por restaurantes o Google utiliza a nossa localização e dá-nos em primeiro lugar os restaurantes mais próximos, de forma a tornar os resultados o mais úteis possível.
Hoje em dia o Google domina 90% das pesquisas, pelo que é importante garantirmos que a nossa empresa é Google friendly e surge nas pesquisas das keywords certas, daí a importância do SEO que o Google My Business nos permite impulsionar.
E agora as vantagens:
- Presença da empresa em resultados na Página de Pesquisa e no Google Maps;
É uma forma de surgir em posições mais vantajosas nas pesquisas sem fazer um investimento monetário.
- Ao fazerem uma pesquisa local de serviços os resultados aparecem diretamente no Google Maps;
Facilita o acesso dos utilizadores às informações de contacto da empresa, tornando o contacto mais fácil.
- Impulsiona o SEO local da empresa;
O SEO consegue ser um pouco difícil de trabalhar para quem tem poucos conhecimentos da área, mas a ficha de empresa no Google My Business é uma forma simples de aumentar a pontuação da sua otimização para motores de busca.
- Permite aos utilizadores que comentem e avaliem a empresa ou serviço;
O maior motivo pelo qual os utilizadores pesquisam uma empresa ou serviço é para confirmar a sua confiança e fiabilidade, logo uma uma página onde os utilizadores podem dar feedback sobre a empresa é uma mais valia.
- É uma plataforma online gratuita;
Se a sua empresa ainda não tem um site, esta é uma forma de contornar essa situação, conseguindo colocar as informações básicas da sua empresa online.
- Ao manter a página do Google My Business atualizada ajuda a ganhar relevância nos resultados;
Se damos as nossas informações diretamente ao Google, a indexação dessas mesmas informações acaba por ser mais rápida uma fez que é feita na própria plataforma.
- Dá-nos dados estatísticos sobre as Visualizações de Pesquisa e do Maps.
Já sabemos que tudo o que podemos analisar podemos melhorar, portanto o nosso amigo Google mostra-nos as estatísticas das nossas visualizações tanto na rede de pesquisa como no Google maps, para conseguirmos melhorar e aumentar estes valores.
Já preencheu a sua ficha de empresa no Google My Business?