O LinkedIn é uma rede social exclusivamente profissional, anteriormente conhecida por ser o local de eleição para encontrar emprego e bons profissionais.

O LinkedIn evoluiu e acrescentou mais funcionalidades, é um local onde pode aumentar o alcance da sua empresa, especialmente se esta é Business to Business e encontrar potenciais clientes.

Está comprovado que a maioria dos profissionais antes de adjudicar um serviço faz uma pesquisa completa sobre os serviços e a empresa que os fornece, por isso é importante trabalhar na imagem da sua empresa nas redes sociais.

Ao contrário das redes mais usuais, como o Facebook e o Instagram, o LinkedIn necessita de ser alimentado com um tipo de conteúdo diferente e com uma abordagem mais corporativa. Alguns exemplos de bom conteúdo para o LinkedIn são reportagens de ações realizadas, bastidores, eventos, feiras, depoimentos de colaboradores, notícias ou artigos relacionados com o mercado onde a empresa se insere.

Atualmente o LinkedIn já permite criar Páginas de Empresa, onde pode, utilizando uma linguagem mais formal e sem gírias, atingir um público específico. Além disso, permite ainda fazer anúncios nos diferentes formatos:

  • Conteúdo Patrocinado;
  • Mensagem direta;
  • Anúncio lateral;
  • Leads: através de formulários curtos que são otimizados para dispositivos móveis.

Uma outra plataforma dentro do LinkedIn é o LinkedIn Pulse, este permite que os seus utilizadores escrevam os seus próprios artigos e por consequência estabeleçam autoridade, uma vez que dominam as temáticas que abordam.

Existem dois pontos fundamentais para o sucesso de um artigo no LinkedIn Pulse: a qualidade do mesmo e a imagem de destaque.

Dentro do próprio Pulse, existem “influencers” que são selecionados pela equipe de editores desta rede social e que publicam conteúdos de extrema qualidade e que acabam por ter um destaque superior e aparecer em primeiro lugar.

É importante incluir este tipo de plataforma de comunicação na sua estratégia de marketing, apesar de o Pulse não existir para empresas, pode usufruir dos benefícios do mesmo elegendo um “porta-voz” para a sua empresa, que publica os conteúdos de forma pessoal. Ao posicionar um funcionário como representante, é importante garantir que é alguém que está em harmonia com a empresa e que “veste a camisola”, caso contrário o resultado poderá não ser benéfico.

Deve ainda garantir que existe uma consistência entre artigos e a estratégia de marketing previamente definida para a sua empresa. A melhor forma de fazer a gestão destes conteúdos é através de um Calendário Editorial.

Sendo uma rede social corporativa, para empresas com um negócio direcionado para outras empresas a audiência que encontramos é altamente qualificada, sendo por isso a possibilidade conversão muito maior.